Você, empreendedor, que atua na área da saúde ou da estética e beleza, sabe como se sobressair em um mercado tão competitivo?
Sem sombra de dúvidas, a missão de alavancar o seu negócio e captar novos clientes em meio à tanta concorrência soa como algo bastante complicado.
No entanto, existem uma estratégia que pode fazer com que um empreendimento focado nos segmentos citados no início consigam captar novos clientes, o uso de gatilhos mentais. Você já ouviu falar sobre essa estratégia poderosa?
O cérebro humano tende a realizar algumas ações de maneira automatizada. Dessa forma, quando um cliente precisa tomar uma decisão de compra, alguns sinais já memorizados pelo nosso subconsciente faz com que seja possível optar por um produto específico, vencendo assim a concorrência.
Sendo assim, estes mesmos sinais citados acima são o que chamamos de gatilhos mentais. Que tal conhecer sobre essa ferramenta capaz de persuadir o seu público e como usá-los dentro de uma estratégia de marketing? Continue acompanhando o nosso artigo e descubra!
Gatilhos mentais? Oi?
De maneira resumida e bastante prática, os gatilhos mentais são técnicas utilizadas para persuadir o consumidor a tomar decisões de compra por meio do impulso.
Desse modo, para exemplificar como os gatilhos mentais funcionam, considere o seguinte contexto: quando você escova os dentes ou faz o percurso da sua casa para o trabalho, o seu cérebro não precisa trabalhar muito, já que são hábitos que acontecem de maneira natural.
Sendo assim, um gatilho mental funciona com o intuito de facilitar o cérebro a tomar uma decisão, sem precisar de desgastar.
Os gatilhos são palavras específicas utilizadas ao longo de um texto ou em chamadas que possuem a capacidade de persuadir um consumidor.
De acordo com a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), o nosso cérebro, na tomada de decisão, funciona em três etapas.
A primeira delas é a decisão feita pelo cérebro, de maneira inconsciente, do que você vai fazer. Logo em seguida, a mesma decisão é levada para o nosso consciente de uma maneira racional e, por fim, nós agimos de acordo com essa mesma decisão.
Portanto, conseguiu entender como os gatilhos mentais podem ser utilizados para o aumento das suas vendas?
Uma clínica médica ou um salão de beleza, por exemplo, podem aumentar a sua cartela de clientes simplesmente por meio do uso de gatilhos mentais.
No entanto, na prática, como um empreendimento, seja ele da saúde, beleza ou estética, pode usufruir dos gatilhos mentais? Descubra a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto!
Gatilhos mentais na prática: como funcionam?
Agora que você já sabe a definição do que são os gatilhos mentais, é de extrema importância descobrir como eles funcionam na prática.
Em primeiro lugar, antes de começar a utilizar os gatilhos mentais na sua estratégia, é necessário entender como é o comportamento do seu consumidor.
Ou seja, é de extrema importância tem um público-alvo bem definido, no qual você saiba como é o seu comportamento e quais as suas características e dores. Só assim você poderá começar a usar os gatilhos para persuadi-lo.
Após conhecer o seu cliente, você poderá começar a utilizar os gatilhos mentais tanto para motivar quanto para engajar o seu público na hora de tomar decisões.
Persuadir, dentro do que estamos falando, significa convencer uma pessoa de que algo, ou algum serviço, pode ser a solução para os seus problemas.
Sendo assim, os gatilhos mentais atuam no convencimento e na convicção de uma pessoa de que ela deva escolher por uma marca específica. Inclusive, o seu cliente pode se sentir encantado e desejar o seu serviço antes mesmo de colher mais informações sobre ele.
A utilização de gatilhos mentais soa como algo maravilhoso, não é mesmo? No entanto, não pense que se trata de um processo simples. É necessário se planejar e buscar implementá-los nas melhores estratégias!
Portanto, conheça agora onde você pode utilizar os gatilhos mentais para captar novos clientes para o seu empreendimento.
Onde usar os gatilhos mentais?
Para que a utilização dos gatilhos mentais seja assertiva e gere resultados positivos para o seu empreendimento, deve-se saber como e onde usá-los.
Dessa forma, são vários os lugares nos quais os gatilhos para a mente podem ser utilizados. Confira algumas das principais:
- Na produção de conteúdo (redes sociais, blogs, sites etc);
- Email marketing;
- Página de vendas;
- Landing pages.
Sendo assim, seja em qualquer uma das opções acima, utilizar os gatilhos mentais pode fazer com que o seu empreendimento venda mais e alcance resultados positivos.
Antes de investir em uma estratégia de gatilhos mentais, é indispensável entender que existem vários tipos de gatilhos. É possível, inclusive, variar na utilização dos gatilhos ao longo das suas páginas ou no seu conteúdo.
Além disso, os gatilhos podem variar de acordo com o público-alvo do seu empreendimento. É necessário, assim, elaborar uma estratégia que esteja de acordo com a sua realidade.
Desse modo, vamos conhecer agora alguns exemplos de gatilhos mentais e como você pode utilizá-los no seu negócio. Acompanhe a seguir!
Tipos de gatilhos mentais
Como falamos anteriormente, existem vários tipos de gatilhos mentais e eles podem ser utilizados de acordo com a sua estratégia.
Vamos dar o exemplo, agora, de cinco tipos de gatilhos que você pode utilizar para persuadir e conquistar a sua audiência. Veja!
1. Autoridade
Precisamos confiar que, ao adquirir um produto ou serviço, o fator confiança influencia diretamente no nosso poder de decisão.
Dessa forma, a autoridade é utilizada por um negócio quando ele quer que os seus clientes confiem nos seus serviços. Entendeu a relação?
Por meio da autoridade, o seu público acaba tendo a certeza que a sua marca é a melhor dentre todas as outras especializadas no mesmo nicho. Isso mesmo que ele não tenha um conhecimento tão avançado no assunto.
Ao reforçar o gatilho da autoridade na sua estratégia, ele não se sentirá inseguro com a sua marca.
Ainda não conseguiu entender como colocar a autoridade em prática? Confira agora algumas das nossas dicas:
- Mantenha um site e um blog constantemente atualizados com conteúdo de qualidade;
- Movimente as suas redes sociais, sempre com uma estratégia na mente;
- Disponibilize materiais ricos gratuitos, como e-books;
- Se você for um médico, utilize fotos nas redes sociais com o seu uniforme;
- Já deu algum curso ou palestra? Use as fotos produzidas no dia nas suas postagens.
Todas as dicas acima, por meio de um trabalho dedicado e persistente, contribuem para que você se torne uma autoridade no seu nicho.
Outro exemplo de demonstrar autoridade é pedir para que especialistas do seu nicho gravem alguns depoimentos sobre os seus serviços. Já imaginou o poder que existe por trás de uma referência em um determinado assunto falando sobre você?
Portanto, lembre-se sempre: a autoridade anda lado a lado com a confiança do seu público no seu produto ou serviço.
2. Escassez
O intuito da escassez é gerar valor a partir de um sentimento de limitação de um produto ou serviço.
Dessa maneira, o nosso inconsciente associa aquilo que é difícil de conquistar com o quão valioso ele é. Mesmo que um consumidor não esteja seguro quanto ao produto ou serviço, quando ele percebe a sua escassez, ele acaba se sentindo motivado a adquiri-lo.
Um exemplo do gatilho mental da escassez pode ser utilizado em serviços médicos, onde você pode promover um dia da saúde com quantidade vagas limitadas. Sabe aquela velha história de: “Restam apenas 5 vagas”?
Ainda não entendeu como funciona? Calma que nós explicamos para que fique mais claro para você.
Vamos supor que a sua clínica médica vai promover um dia para avaliar a saúde de alguns dos seus pacientes de um modo geral. Ou seja, ações como medir a pressão, calcular o peso e dar algumas orientações acerca de hábitos alimentares e práticas que contribuem para a manutenção da saúde.
Ao perceber que o número de vagas disponíveis está acabando, a chance de alcançar mais clientes acaba, consequentemente, aumentando. Entendeu?
3. Prova social
A prova social é um gatilho mental que pode ser utilizado tanto por uma clínica médica quanto para um empreendimento voltado em estética e beleza.
Quando vamos consumir um produto ou serviço pela primeira vez, é comum procurar por opiniões de outros compradores.
Dessa forma, a utilização de depoimentos de clientes atestando a qualidade dos serviços utilizados nas redes sociais, funcionam como uma prova social. É o que pode convencer outras pessoas a comprarem também.
Além disso, existem outras formas de utilizar o gatilho da prova social em favor do seu negócio! Confira quais são:
- Releve os números obtidos por meio de uma pesquisa de satisfação;
- Torne evidente o número de produtos já vendidos;
- Utilize imagens de pessoas utilizando os seus produtos nas redes sociais;
- Informe quantas visitas o seu site teve em um determinado período.
Importante lembrar que a prova social anda de mãos dadas com a autoridade. Dessa maneira, é possível utilizar dois gatilhos mentais de uma vez só, otimizando assim a sua estratégia.
4. Antecipação
A antecipação é um gatilho mental que tem o poder de fazer com que os consumidores fiquem ansiosos por algo.
Ou seja, ele é bastante utilizado em estratégias de lançamento. A utilização de contagem regressivas nas redes sociais, envio de email marketing e outras ações que geram ansiedade podem ser uma excelente ferramenta para alcançar novos clientes.
5. Reciprocidade
A reciprocidade funciona com o intuito de gerar valor para os clientes de um determinado negócio. Estamos falando de um dos gatilhos mais importantes. Logo, fique atento à sua utilização!
Sendo assim, quando um negócio investe na produção de conteúdo de valor nas redes sociais ou na distribuição de materiais gratuitos, ele investe na reciprocidade.
Outra forma de agir neste gatilho mental é a disponibilização de brindes gratuitos ou descontos (quando possível) para os seus clientes.
Ambas as ações acima promover no seu consumidor o sentimento de que ele está de devendo algo e, com isso, ele deseja retribuir, seja disponibilizando o seu contato ou até mesmo adquirindo um dos seus produtos ou serviços.
É fundamental tornar a reciprocidade um hábito no seu negócio. Isto porque os benefícios vão muito além dos resultados colhidos inicialmente. Afinal de contas, a sensação de ajudar o próximo pode ser bastante compensatória.
Ainda existem outros vários gatilhos mentais que podem ser utilizados em uma estratégia! De todo modo, é fundamental reforçar que eles são de extrema importância dentro de um negócio.
O que achou do nosso conteúdo? Qual dos gatilhos mentais você gostou mais? Para continuar acompanhando outros artigos como este, acesse o nosso blog e confira!